Aula 64 ( 02 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Gravação do Comercial do Óculos Evoke Sunshine ( Estúdio )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Gravação do Comercial do Óculos Evoke Sunshine ( Estúdio )
Um dia totalmente diferente para mim, segundo dia de trabalho na unidade, uma experiência bem diferente de aluno para funcionário.
Cheguei no estúdio e os meus amigos de classe estavam dando continuidade as gravações do Comercial do óculos Evoke Sunhine, desta vez fazendo uma gravação no próprio estúdio.
Posicionamento do objeto, iluminação, gravação.
__________________________________________________
Aula 65 ( 07 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Video Bettiol - Discussão sobre o Gênero horror
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Começamos a aula assistindo um video do aluno Bettiol, sobre uma exposição de arte de sua autoria, depois tivemos uma discussão sobre o gênero horror, mais a realização de ordem do dia e decupagem do roteiro.
Roteiro: Uma pequena estória contada por um urso de pelúcia.
Assistimos o filme :
GÊNEROS
Gêneros Audio Visuais
O que está em jogo com a ideia de gênero
. Formulas e padrões recorrentes.
. Jogos de Expectativas ( expectativa )
. Categorias
Apesar de confirmarem baseados na respectivas e no reconhecimento de um mesmo padrão de frame os gêneros audiovisuais não são estanques e se renovam constantemente.
HORROR
SUSPENSE
COMÉDIA
DRAMA
MUSICAL
DOCUMENTÁRIOS
No caso do cinema são evidentes os planos de atualizações que ocorrem de tempo em tempo ampliando o horizonte narrativos de gêneros e dando lhes folego para agradar o gosto de seus consumidores e proteger o consumo de produtos adjacentes como games, vestuários , quadrinhos, álbuns musicais, sites, etc.
Mas o que dá forma ao gênero :
. A perfomance de atores, a forma de exibição, a distribuição / consumo dos filmes.
O padrão da produção, às ideias, atitudes na divulgação ( cartazes, entrevistas dadas na imprensa, release, traillers, teases, etc ) e várias outros começaram também a ser levados em consideração no estudo de gêneros que deixaram de ser vistos como categorias, estanques para se tornarem configurações.
O QUE DEFINE HORROR NO CINEMA
Um conjunto de caractéristicas que combinados nos filmes tendem a provocar reações no espectadores, No caso as emoções provocadas pelo horror costuma ser o medo, aflição e ansiedade.
É um grupo de obras narrativas ficcionais que buscam atingir uma reação física no espectador como pertubações musculares, gritos, arrepios, sustos, nojo, pavor, abominação e ansiedade entre outros.
Ideias como de " Morte vivos " "lobisomem", "Insetos Humanos" e até de objetos possuídos por forças desconhecidas são candidatos a causarem tanto medo.
HORROR NO CINEMA
A fotografia geralmente mal iluminada tende a esconder e trazer demarcado espaço a sombra, impedindo que o espectador tenha acesso total ao espaço de diegese, restringindo lhe o conforto, uma vez que priva a onisciência do perigo e desta forma reforça a sensação de exposição do expectador frente ao mostro do filme.
Outro fator dominante na criação da atmosfera do horror, a porção sonora se evidencia enquanto um recurso hábil na configuração dos sentimentos que se pretendem fazer sentir nos expectadores por estes filmes.
GRITOS
SUSSUROS
SOM DE VOLUME / INTENSIDADE ALTO ( A )
MÚSICA / SONORIDADE TENSAS
SILÊNCIO
ASSISTIMOS O VÍDEO de divulgação do aluno Josias.
Pediu para os alunos fazer em casa a ordem do dia e organização dos planos.
Aula 66 ( 09 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Começamos a aula, colocando em prática a ordem do dia feita pelo aluno Josias, fizeram o chek list, montagem dos equipamentos, iluminação e fundo preto e separação dos objetos em cena.
Uma aula bem produtiva na qual conseguimos gravar cerca de 90% do video: Uma pequena estória contada por um urso de pelúcia, de autoria do aluno Bettiol.
______________________________________________________
Aula 67 ( 10 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Continuação da Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Nesta aula, continuamos as gravações do video: Uma pequena estória contada por um urso de pelúcia, de autoria do aluno Bettiol.
Mais uma aula prática e produtiva, na qual tivemos novamente a oportunidade de montar o set, ( iluminação, adereços, equipamentos, posicionamentos, movimentos de câmera, planos de filmagens, etc ).
Desta vez o ator foi o aluno Fabio Souza.
Na segunda parte da aula, fomos para o laboratório de informática para descarregar as imagens, analisar e montar o vídeo através do programa Adobe Premier CS6.
Aula 68 ( 14 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Assistir as imagens.
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Nesta aula, compartilhamos a experiência de gravar o curta O urso.
O professor juntamente com a funcionária da escola explicou sobre o Video sobre a redução da água na unidade.
O professor pediu para fazer o roteiro e se preparar para as próximas aulas para a realização das gravações.
Se o video for selecionado será exibido na Tv Escola.
Aula 69 ( 16 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Gravação do Espetáculo da Turma de Arte Dramática
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Nesta aula começamos com os recados e já em seguida preparamos os equipamentos, realizando o check list para a gravação do espetáculo da turma de Arte Dramática " O casamento do pequeno burgues".
Uma aula para colocar a mão na massa e solucionar os desafios encontrados.
Aula 70 ( 17 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Leitura dos Roteiros
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Na primeira parte da aula, reunimos para a leitura dos roteiros apresentando pelos alunos.
Aula 71 ( 23 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Continuação da Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
O Professor João, passou os recados sobre a formatura e também sobre a visita técnica a TV Cultura e a EPTV Campinas.
Tivemos a visita das moças da limpeza, na qual explicamos a ela como seria as gravações.
Fizemos o check list e partimos a campo gravar as imagens sobre o vídeo da água.
Uma experiência bem bacana em diversas partes da unidade Senac.
Aula 72 ( 24 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Continuação da Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Nesta aula tivemos a oportunidade de fazer cenas externas, na qual de acordo com o roteiro, gravamos no Rio Piracicaba, realizado em horário fora da aula.
Gravamos um depoimento dado pela funcionária do Senac para o vídeo da água, na qual tivemos que montar o set de filmagens para a realização das gravações e captação de áudio.
Na aula assistimos as imagens gravadas pelos amigos de sala, onde o professor João foi dando dicas e nos orientando, uma aula muito produtiva.
Na segunda parte da aula estivemos na sala de informática onde cada grupo assistiu as imagens e também selecionou para o professor João editar as imagens.
________________________________________________________
Aula 73 ( 2 8de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Testes de Conhecimentos
Aluna: Roxane Souza Cavallari
A aula foi iniciada com a montagem da câmera e anunciado um jogo de conhecimentos sobre as aulas dadas, um jeito divertido de trocar conhecimentos e saber o nível de conhecimentos adquiridos pelos alunos.
Num jogo de perguntas, realizadas através de um sorteio de papeis, onde os alunos liam as perguntas e executavam as tarefas, ou dependendo da necessidades, davam uma breve resposta, explicando o assunto.
Uma aula bem produtiva, com muitas trocas de conhecimentos e reforços de aprendizagem.
_________________________________________________________
Aula 74 ( 30 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Montagem do Set e gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Começamos a aula montando o set de Filmagem para a gravação de pequenos programas de variedades da turma de Moda do Senac.
Montamos as três câmera, o sistema de áudio e a iluminação, na qual o cenário ficou por conta de um fundo branco.
Pela primeira vez tivemos o contato com a mesa de corte de vídeo, a famosa switcher, na qual os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar uma gravação de um programa de modo ao vivo.
As alunas de moda apresentaram alguns modelos de programa em torno de 5 minutos, tendo um contato direto com a câmera e o universo audiovisual.
__________________________________________________
Aula 65 ( 07 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Video Bettiol - Discussão sobre o Gênero horror
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Começamos a aula assistindo um video do aluno Bettiol, sobre uma exposição de arte de sua autoria, depois tivemos uma discussão sobre o gênero horror, mais a realização de ordem do dia e decupagem do roteiro.
Roteiro: Uma pequena estória contada por um urso de pelúcia.
Assistimos o filme :
Gêneros Audio Visuais
O que está em jogo com a ideia de gênero
. Formulas e padrões recorrentes.
. Jogos de Expectativas ( expectativa )
. Categorias
Apesar de confirmarem baseados na respectivas e no reconhecimento de um mesmo padrão de frame os gêneros audiovisuais não são estanques e se renovam constantemente.
HORROR
SUSPENSE
COMÉDIA
DRAMA
MUSICAL
DOCUMENTÁRIOS
No caso do cinema são evidentes os planos de atualizações que ocorrem de tempo em tempo ampliando o horizonte narrativos de gêneros e dando lhes folego para agradar o gosto de seus consumidores e proteger o consumo de produtos adjacentes como games, vestuários , quadrinhos, álbuns musicais, sites, etc.
Mas o que dá forma ao gênero :
. A perfomance de atores, a forma de exibição, a distribuição / consumo dos filmes.
O padrão da produção, às ideias, atitudes na divulgação ( cartazes, entrevistas dadas na imprensa, release, traillers, teases, etc ) e várias outros começaram também a ser levados em consideração no estudo de gêneros que deixaram de ser vistos como categorias, estanques para se tornarem configurações.
O QUE DEFINE HORROR NO CINEMA
Um conjunto de caractéristicas que combinados nos filmes tendem a provocar reações no espectadores, No caso as emoções provocadas pelo horror costuma ser o medo, aflição e ansiedade.
É um grupo de obras narrativas ficcionais que buscam atingir uma reação física no espectador como pertubações musculares, gritos, arrepios, sustos, nojo, pavor, abominação e ansiedade entre outros.
Ideias como de " Morte vivos " "lobisomem", "Insetos Humanos" e até de objetos possuídos por forças desconhecidas são candidatos a causarem tanto medo.
HORROR NO CINEMA
A fotografia geralmente mal iluminada tende a esconder e trazer demarcado espaço a sombra, impedindo que o espectador tenha acesso total ao espaço de diegese, restringindo lhe o conforto, uma vez que priva a onisciência do perigo e desta forma reforça a sensação de exposição do expectador frente ao mostro do filme.
Outro fator dominante na criação da atmosfera do horror, a porção sonora se evidencia enquanto um recurso hábil na configuração dos sentimentos que se pretendem fazer sentir nos expectadores por estes filmes.
GRITOS
SUSSUROS
SOM DE VOLUME / INTENSIDADE ALTO ( A )
MÚSICA / SONORIDADE TENSAS
SILÊNCIO
ASSISTIMOS O VÍDEO de divulgação do aluno Josias.
Video: O diabo por dentro
___________________________________________________Aula 66 ( 09 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Começamos a aula, colocando em prática a ordem do dia feita pelo aluno Josias, fizeram o chek list, montagem dos equipamentos, iluminação e fundo preto e separação dos objetos em cena.
Uma aula bem produtiva na qual conseguimos gravar cerca de 90% do video: Uma pequena estória contada por um urso de pelúcia, de autoria do aluno Bettiol.
Aula 67 ( 10 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Continuação da Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Nesta aula, continuamos as gravações do video: Uma pequena estória contada por um urso de pelúcia, de autoria do aluno Bettiol.
Mais uma aula prática e produtiva, na qual tivemos novamente a oportunidade de montar o set, ( iluminação, adereços, equipamentos, posicionamentos, movimentos de câmera, planos de filmagens, etc ).
Desta vez o ator foi o aluno Fabio Souza.
______________________________________________________
Aula 68 ( 14 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Assistir as imagens.
Aluna: Roxane Souza Cavallari
O professor juntamente com a funcionária da escola explicou sobre o Video sobre a redução da água na unidade.
O professor pediu para fazer o roteiro e se preparar para as próximas aulas para a realização das gravações.
Se o video for selecionado será exibido na Tv Escola.
________________________________________________________
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Gravação do Espetáculo da Turma de Arte Dramática
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Nesta aula começamos com os recados e já em seguida preparamos os equipamentos, realizando o check list para a gravação do espetáculo da turma de Arte Dramática " O casamento do pequeno burgues".
Uma aula para colocar a mão na massa e solucionar os desafios encontrados.
Na segunda parte da aula retornamos para a sala de aula, na qual cada um compartilhou as experiências, as dificuldades.
O professor também pediu para trazermos os roteiros sobre o video da agua.
_______________________________________
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Leitura dos Roteiros
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Modelo de Roteiro
Na segunda parte da aula, os alunos foram gravar as imagens nas dependências do Senac .
______________________________________________
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Continuação da Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
O Professor João, passou os recados sobre a formatura e também sobre a visita técnica a TV Cultura e a EPTV Campinas.
Tivemos a visita das moças da limpeza, na qual explicamos a ela como seria as gravações.
Fizemos o check list e partimos a campo gravar as imagens sobre o vídeo da água.
Uma experiência bem bacana em diversas partes da unidade Senac.
____________________________________________________
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Continuação da Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Nesta aula tivemos a oportunidade de fazer cenas externas, na qual de acordo com o roteiro, gravamos no Rio Piracicaba, realizado em horário fora da aula.
Na aula assistimos as imagens gravadas pelos amigos de sala, onde o professor João foi dando dicas e nos orientando, uma aula muito produtiva.
Na segunda parte da aula estivemos na sala de informática onde cada grupo assistiu as imagens e também selecionou para o professor João editar as imagens.
________________________________________________________
Aula 73 ( 2 8de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Testes de Conhecimentos
Aluna: Roxane Souza Cavallari
A aula foi iniciada com a montagem da câmera e anunciado um jogo de conhecimentos sobre as aulas dadas, um jeito divertido de trocar conhecimentos e saber o nível de conhecimentos adquiridos pelos alunos.
Num jogo de perguntas, realizadas através de um sorteio de papeis, onde os alunos liam as perguntas e executavam as tarefas, ou dependendo da necessidades, davam uma breve resposta, explicando o assunto.
Uma aula bem produtiva, com muitas trocas de conhecimentos e reforços de aprendizagem.
_________________________________________________________
Aula 74 ( 30 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Montagem do Set e gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari
Começamos a aula montando o set de Filmagem para a gravação de pequenos programas de variedades da turma de Moda do Senac.
Montamos as três câmera, o sistema de áudio e a iluminação, na qual o cenário ficou por conta de um fundo branco.
Pela primeira vez tivemos o contato com a mesa de corte de vídeo, a famosa switcher, na qual os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar uma gravação de um programa de modo ao vivo.
As alunas de moda apresentaram alguns modelos de programa em torno de 5 minutos, tendo um contato direto com a câmera e o universo audiovisual.
___________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário