Aulas de Abril

Aula 64 ( 02 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Gravação do Comercial do Óculos Evoke Sunshine ( Estúdio )

Um dia totalmente diferente para mim, segundo dia de trabalho na unidade, uma experiência bem diferente de aluno para funcionário.
Cheguei no estúdio e os meus amigos de classe estavam dando continuidade as gravações do Comercial do óculos Evoke Sunhine, desta vez fazendo uma gravação no próprio estúdio.
Posicionamento do objeto, iluminação, gravação.

__________________________________________________

Aula 65 ( 07 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Video Bettiol - Discussão sobre o Gênero horror
Aluna: Roxane Souza Cavallari

Começamos a aula assistindo um video do aluno Bettiol, sobre uma exposição de arte de sua autoria, depois tivemos uma discussão sobre o gênero horror, mais a realização de ordem do dia e decupagem do roteiro.
Roteiro: Uma pequena estória contada por um urso de pelúcia.
Assistimos o filme :




GÊNEROS
Gêneros Audio Visuais
O que está em jogo com a ideia de gênero
. Formulas e padrões recorrentes.
. Jogos de Expectativas ( expectativa )
. Categorias

Apesar de confirmarem baseados na respectivas e no reconhecimento de um mesmo padrão de frame os gêneros audiovisuais não são estanques e se renovam constantemente.

HORROR
SUSPENSE
COMÉDIA
DRAMA
MUSICAL
DOCUMENTÁRIOS

No caso do cinema são evidentes os planos de atualizações que ocorrem de tempo em tempo ampliando o horizonte narrativos de gêneros e dando lhes folego para agradar o gosto de seus consumidores e proteger o consumo de produtos adjacentes como games, vestuários , quadrinhos, álbuns musicais, sites, etc.
Mas o que dá forma ao gênero :
. A perfomance de atores, a forma de exibição, a distribuição / consumo dos filmes.
O padrão da produção, às ideias, atitudes na divulgação ( cartazes, entrevistas dadas na imprensa, release, traillers, teases, etc ) e várias outros começaram também a ser levados em consideração no estudo de gêneros que deixaram de ser vistos como categorias, estanques para se tornarem configurações.

O QUE DEFINE HORROR NO CINEMA
 Um conjunto de caractéristicas  que combinados nos filmes tendem a provocar reações no espectadores, No caso as emoções provocadas pelo horror costuma ser o medo, aflição e ansiedade.
É um grupo de obras narrativas  ficcionais que buscam atingir uma reação física no espectador como pertubações musculares, gritos, arrepios, sustos, nojo, pavor, abominação e ansiedade entre outros.
Ideias como de " Morte vivos " "lobisomem", "Insetos Humanos" e até de objetos possuídos por forças desconhecidas são candidatos a causarem tanto medo.

HORROR NO CINEMA
A fotografia geralmente mal iluminada tende a esconder  e trazer demarcado espaço a sombra, impedindo que o espectador tenha acesso total ao espaço de diegese, restringindo lhe o conforto, uma vez que priva a onisciência do perigo e desta forma reforça a sensação de exposição do expectador frente ao mostro do filme.
Outro fator dominante na criação da atmosfera do horror, a porção sonora se evidencia enquanto um recurso hábil na configuração dos sentimentos que se pretendem fazer sentir nos expectadores por estes filmes.
GRITOS
SUSSUROS
SOM DE VOLUME / INTENSIDADE ALTO ( A )
MÚSICA / SONORIDADE TENSAS
SILÊNCIO

ASSISTIMOS O VÍDEO de divulgação do aluno Josias.

Pediu para os alunos fazer em casa a ordem do dia e organização dos planos.

Video: O diabo por dentro 
___________________________________________________
Aula 66 ( 09 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari

Começamos a aula, colocando em prática a ordem do dia feita pelo aluno Josias, fizeram o chek list, montagem dos equipamentos, iluminação e fundo preto e separação dos objetos em cena.
Uma aula bem produtiva na qual conseguimos gravar cerca de 90% do video: Uma pequena estória contada por um urso de pelúcia, de autoria do aluno Bettiol.








______________________________________________________
Aula 67 ( 10 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Continuação da Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari

Nesta aula, continuamos as gravações do video: Uma pequena estória contada por um urso de pelúcia, de autoria do aluno Bettiol.
Mais uma aula prática e produtiva, na qual tivemos novamente a oportunidade de montar o set, ( iluminação, adereços, equipamentos, posicionamentos, movimentos de câmera, planos de filmagens, etc ).
Desta vez o ator foi o aluno Fabio Souza.



Na segunda parte da aula, fomos para o laboratório  de informática para descarregar as imagens, analisar e montar o vídeo através do programa Adobe Premier CS6.

______________________________________________________

Aula 68 ( 14 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Assistir as imagens.
Aluna: Roxane Souza Cavallari

Nesta aula, compartilhamos a experiência de gravar o curta O urso.
O professor juntamente com a funcionária da escola explicou sobre o Video sobre a redução da água na unidade.
O professor pediu para fazer o roteiro e se preparar para as próximas aulas para  a realização das gravações.
Se o video for selecionado será exibido na Tv Escola.



________________________________________________________

Aula 69 ( 16 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA: Gravação do Espetáculo da Turma de Arte Dramática
Aluna: Roxane Souza Cavallari

Nesta aula começamos com os recados e já em seguida preparamos os equipamentos, realizando o check list para  a gravação do espetáculo da turma de Arte Dramática  " O casamento do pequeno burgues".
Uma aula para colocar a mão na massa e solucionar os desafios encontrados.

Na segunda parte da aula retornamos para a sala de aula, na qual cada um compartilhou as experiências, as dificuldades.
O professor também pediu para trazermos os roteiros sobre o video da agua.
_______________________________________

Aula 70  ( 17 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Leitura dos Roteiros
Aluna: Roxane Souza Cavallari

Na primeira parte da aula, reunimos para a leitura dos roteiros apresentando pelos alunos.

Modelo de Roteiro

Na segunda parte da aula, os alunos foram gravar as imagens nas dependências do Senac .
______________________________________________

Aula 71 ( 23 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Continuação da Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari

O Professor João, passou os recados sobre a formatura e também sobre a visita técnica  a TV Cultura e a EPTV Campinas.
Tivemos a visita das moças da limpeza, na qual explicamos a ela como seria as gravações.
Fizemos o check list e partimos a campo gravar as imagens sobre o vídeo da água.
Uma experiência bem bacana em diversas partes da unidade Senac.


____________________________________________________

Aula 72 ( 24 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Continuação da Gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari

Nesta aula tivemos a oportunidade de fazer cenas externas, na qual de acordo com o roteiro, gravamos  no Rio Piracicaba, realizado em horário fora da aula.



Gravamos um depoimento dado pela funcionária do Senac para o vídeo da água, na qual tivemos que montar o set de filmagens para a realização das gravações e captação de áudio.
Na aula assistimos as imagens gravadas pelos amigos de sala, onde o professor João foi dando dicas e nos orientando, uma aula muito produtiva.
Na segunda parte da aula estivemos na sala de informática onde cada grupo assistiu as imagens e também selecionou para o professor João editar as imagens.

________________________________________________________

Aula 73 ( 2 8de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Testes de Conhecimentos
Aluna: Roxane Souza Cavallari

A aula foi iniciada com a montagem da câmera e anunciado um jogo de  conhecimentos sobre as aulas dadas, um jeito divertido de trocar conhecimentos e saber o nível de conhecimentos adquiridos pelos alunos.
Num jogo de perguntas, realizadas através de um sorteio  de papeis, onde os alunos liam as perguntas e executavam as tarefas, ou dependendo da necessidades, davam uma breve resposta, explicando o assunto.
Uma aula bem produtiva, com muitas trocas de conhecimentos e reforços de aprendizagem.

_________________________________________________________

Aula 74 ( 30 de Abril de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA:  Montagem do Set e gravação
Aluna: Roxane Souza Cavallari

Começamos a aula montando o set de Filmagem para a gravação de pequenos programas de variedades da turma de Moda do Senac.
Montamos as três câmera, o sistema de áudio e a iluminação, na qual o cenário ficou por conta de um fundo branco.
Pela primeira vez tivemos o contato com a mesa de corte de vídeo, a famosa switcher, na qual os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar uma gravação de um programa de modo ao vivo.
As alunas de moda apresentaram alguns modelos de programa em torno de 5 minutos, tendo um contato direto com a câmera e o universo audiovisual.

                                   






___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário