Aulas Dezembro

Aula 27 ( 02 de dezembro de 2014 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

O Professor Jão abriu a aula distribuindo um material impresso.
Apresentou também algumas refêrencias em livros e apostilas.

Recomendou o livro
                                                A estetica do Filme - Jacques Aumont e outros.

A linguagem cinematográfica  - Marcel Martin - Editora Brasilense.


Referências:
. Apostilas
. Livros
. Sites
. Manuais
. Tutoriais
. Revistas Especializadas ( imprensas e on lines )

Sites Recomendados:
FAZENDO VIDEO
CTAV
CULTURA
FILME B
VIDEO MAKER

Revista
DIGITAL CAMERA

Produtos
BH PHOTO VIDEO

Assistimos também alguns videos no youtube, para obter a comparação de equipamentos ( Qualidade X Preço ).

Grupos em Redes Sociais
PROFISSIONAIS DE CINEMA
TÔ NA ÁREA - PROFISSIONAIS AUDIOVISUAL
VAGAS PARA PROFISSIONAIS
POLITICAS CULTURAIS BRASILEIRAS
CINEMA PUBLICITÁRIO

Exemplo de Boletim Básico de Camera - Video Digital:

COMPOSIÇÃO DA IMAGEM 
. Gargalos da informação
1. Lentes > 2. Sensor > 3. Armazenamento> 4. Edição > 4. Distribuição e exibição
A Câmera fotográfica - entendendo sua ferramente para que ela não limite seu trabalho

__________________________________________________________

Aula 28 ( 04 de dezembro de 2014 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

O professor iniciou a aula com um resumo da aula passada
Aprendemos sobre:
LENTES
Objetivas - Foco, ângulo visão, diafragma, obturador.

FOCO ( Distância focal ) - A distância focal da objetiva é medida em milimetros ( mm) e este valro indica o angulo de visão proporcionado por esta lente.
Foco - um dos fatores que determina a nitides da imagem captada.

GRANDE ANGULAR
. Distância focal entre 20 mm a 45 mm
. Alta Profundidade de Campo ( área em foco )
. Alteração da perspectiva da imagem evidente ( alta deformidade )

NORMAL
 . Distância focal
. Aproximadamente 50 mm
. Profundidade de campo ( área em foco )
. Baixa alteração da perpectiva da imagem ( baixa deformidade )

TELE OBJETIVA ( menor angulo )
. Distância focal acima de 55 mm
. Profundidade de campo ( área em foco ) moderada
. Baixa alteração da perpectiva da imagem ( baixa deformidade )


                                         
Parte 1
                                        
Parte 2
Parte 3
Parte 4


Fishye - olho de peixe - grande angular


DIAFRAGMA ( ÍRIS ) - Controle de luminosidade
O mecanismo do diafragma controla a entrada de luz pela lente e regula a intensidade luminosa que irá atingir o sensor digital ou a pelicula.

F= DIAFRAGMA
Quanto maior o valor  indicado pelo diafragma, menor a entrada de  luz pela lente.
Quanto menor o valor maior a entrada de luz.

Outro Fator influenciado pelo diafragma é a " Profundidade de Campo" que consiste na extensão da região nítida ( em foco ). da imagem  conforme a abertura das laminas para entrada de luz.
Quanto maior o valor indicado pelo diafragma, maior a profundidade de campo.
Quanto menor o valor, menor a profundidade de campo.



Tutorial - Profundidade de Campo

_________________________________________________________________________

Aula 29 ( 05 de dezembro de 2014 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

Começamos a aula montando os equipamentos, o professor também fez um bate papo sobre a aula anterior.
Distância focal mede o ângulo de visão.
Ganho = recurso digital da camera, que regula a entrada de luz.

Assistimos trechos do filme " Cidade de Deus " e fomos discutindo e analisando o campo de profundidade e as alternativas: grande ocular / normal / tele objetiva



1 segundo = 24 quadros ( cinema )
1 segundo = 30 quadros = 30 fotos
Cada aluno fez o exercício na camera, operando o diafragma.

_____________________________________________________________________

Aula 30 ( 09 de dezembro de 2014 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

Começamos a aula montando os tripes e conhecemos a tão sonhada camera de tv, no valor de R$ 46 000 reais, na qual o professor explicou sobre a abertura do kise e como guardar a camera corretamente.
Mostrou também o carregador e algumas funções básicas da camera.


Cada aluno pode pegar a camera, qual aprendemos o modo correto de segurar.
Nos também aprendemos acomplar a camera do tripe de forma correra e segura, onde cada aluno fez o exercicio de acoplamento da camera no tripe.
Também conhecemos a camera 5D mark III da Canoon.
O professor propos um exercicio com a camera Z5 na qual cada aluno teve 4 minutos para fazer um pequeno video exercicio com a Iris, Diafragma, Zoom, Branco, os aluno fizeram em dupla pelo corredor do Senac.
Aprendemos na camera nova sobre os braços mecanicos que auxiliam e da uma certa rapidez no trabalho do operador . ( regulagem do zoom, velocidade )
WIDE - ( W ) zoom aberto ( grande ocular )
TELE - ( T ) zoom fechado
Braço também do  Foco.

OBTURADOR ( TEMPO DE ABERTURA )
Velocidade do obturador.
. A velocidade do obturador regula o tempo em que a pelicula ou o sensor digital ficam expostos a luz.
É calculada pela fração 1/X ( X = unidade de tempo em segundos )


FRAME RATE
Frames  = quadros
Tempo = 1 segundo
O Obturador, assim como na máquina fotografica, interage diretamente com o diafragma:  como existe uma quantidade correta de luz X tempo, capaz de criar uma imagem correta exposta.
A relação entre os dois mecanismos é inversa: quanto mais o obturador ficar aberto, mais luz atingira o CCD, portanto é necessário que o diafragma esteja mais fechado para compensar a entrada extra de clariedade.
De maneira inversa, quanto menos tempo o obturador ficar aberto menos luz atingirá o CCD, portanto é necessário que o diafragma esteja mais aberto, para compensar a menor quantidade de luz.


Padrão
1/60 para 30 FPS
1/50 para 24 FPS
FPS = Frame per Second  ou QPS = Quadros por segundo.

Um video muito interessante:


_____________________________________________________________________

Aula 31( 11 de dezembro de 2014 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

A Aula foi totalmente prática, estivemos assistindo e gravando o espetáculo teatral da Turma de Artes Dramatica, da docente Alessandra San Martin.
Espetáculo: Você tem medo de que

Se reunimos em grupos de 3 pessoas e colocamos a mão na massa, enfrentando os desafios, usando a criatividade, o conhecimento para captar da melhor forma as imagens.
Depois da gravação, voltamos para a sala de aula e o professor fez um bate papo, onde cada um teve a oportunidade de compartilhar como foi a primeira experiência na pratica do curso.
Também aprendemos a fazer check list ( conferir na saída e na devolução  os materiais retirados do estudio.
Também fizemos um Boletim e Camera .

________________________________________________________________________

Aula 32 (12de dezembro de 2014 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

Faltei na aula, por motivo de Trabalho - Viagem para Cabo Frio - Rio de Janeiro

_________________________________________________________________________

Ferias 13 de dezembro de 2014 à 12 de Janeiro de 2014

___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário