Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Etapas de criação de roteiro
Começamos a aula assistindo novamente um video da Story touch.
Marçal Aquino
Roteiro de Televisão
Exemplo: telenovela celebridade - episódio 1
capitulo 1
Várias imagens de pessoas famosas consagradas , estrangeiros e brasileiros.
Material de arquivo ou produzido, fotos misturados com filmes, a ser resolvido com a direção.
Ultima em livraria lotada, fila enorme para autografos de uma mulher tipo pin up autografando uma revista do gênero playboy com ela própria na capa.
Renato ( Off ) intelectual
Corta para:
CENA 2 REVISTA CELEBRITY / INTERNA / DIA
Reunião já começada. Entre os participantes e o editor Renato, sua secretária e os repórteres Joel e Vitória
Dialogo Rápido - muito ritmo
Renato - ( cont ) Pirou, Vitória
isso aqui não é revista de academia brasileira de letras intelectual ou Celebrity, só uma bela loira turbinada que escreve umas memórias apimentadas
politico corrupto ! ou corno !
Efeito e letreiro com nome de personagens
Renato.
Vitória como esse cara parece que é
Renato mas ninguém conhece a mulher dele, esquece
Joel: E o show do Simply Red em São Paulo só vai mesmo o fotografo.
Renato: só fotografo eu vou porque os colunistas foram convidados para apresentação no Rio dá tempo da gente bolar algumas coisas ( tom ) o lançamento do cd de Carlos Flores dia 08
Fabiana: O procurador da República tá cantando também
Vitória : Disco de concerto homenagem a jovem guarda
Joel: já ta na pauta ( tom ) tamos precisando nesse numero de alguma coisa romantica.
Efeito e letreiro com nome do personagem ( Joel )
ROTEIRO INSTITUCIONAL
JOB: VIDEO INSTITUCIONAL AVERTY
CLIENTE AVERTY
Os roteiros institucionais seguem uma linha diferente de realização, uma vez que buscam apresentar geralmente uma empresa, um serviço e não narrar uma ficção em si.
Deste modo o roteiro institucional tem a intenção de articular as informações para a realização do video/produto final.
Neste caso geralmente, é elaborado um brieling recolhendo as informações sobre os produtos.
Porém lembra-se que o conceito e a descrição devem estar bem claro para a elaboração de qualquer roteiro.
Imagem
Imagem arquivos funcionários.
Trabalhando sorridentes
Composição do logo: Averty Consultoria e treinamento em segurança , saúde e meio ambiente.
Imagens ( arquivos ) de funcionários trabalhando, imagens de pessoas caminhando na rua.
Fachada Averty
ÁUDIO
Um ambiente saudável seguro e motivador. O lugar ideal para o homem e seu trabalho.
É nesse cenário que atua a empresa comprometida com a excelência.
Um cenário construído em favor da produtividade e dedicado a vida.
SOBRE MÚSICA
As organizações que buscam proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores e mais qualidades de vida e a sociedade encontram na Averty soluções eficientes e completas.
Um site super importante para pesquisar e aprender
www.video-institucional.org
Na segunda parte da aula, estivemos no Laboratório de Informatica do Senac para fazer um exercício " Roteiro"
Primeiro assistimos o video:
Video Institucional Senac
1. Iremos assistir o video institucional Senac para observar quais elementos estão presentes na imagem e no video. Individualmente indiquem os recursos que compõe o vídeo institucional do Senac
Estamos fazendoo caminho inverso do roteiro e partindo das imagens, sons e vídeos finalizando para elencar os elementos que o institucional em questão apresenta audiovisualmente a fim de compor a ideia que o roteiro tinha desde o conceito do projeto.
Resposta do meu exercício:
Começamos com um ator e um fundo projetado e GC
Narração
Material de Arquivo
Audio Over
GC
Audio Off
Cortes
Trilha musical
Efeitos Sonoros
Movimentos de cameras
2. Vamos escrever o roteiro e um comercial curto ( 30 segundos )
A empresa Oculare procurou você para elaboração do comercial audiovisual do seu novo modelo de óculos, o Sunshine Evoke, ultimo modelo lançado pela marca na coleção 2015. A empresa quer vincular na internet e na televisão com peças de duração de 30 segundos. O público alvo são homens na faixa etária entre 20 e 45 anos, de classe média.
. Que tipo de imagens e sons vamos utilizar
. Qual será a ordem
. E a dinâmica entre imagens e sons
. Narrador ou texto
. Quais locações
___________________________________________________________
Aula 43 ( 05 de Fevereiro de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Exercicio de Iluminação
A aula começou com a apresentação do aluno Bettiol que apresentou o seu parecer sobre a iluminação do Filme " O Palhaço"
O professor também recomendou ao alunos para assistirem o video: O colorista ( ( What is a colorist )
Neste aula 5 alunos fizeram o Exercício prático de iluminação, individulamente
____________________________________________________________
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Exercício de Iluminação
Nesta aula, os outros cincos alunos que não tinham feito, tiveram a oportunidade de fazer os exercícios e os demais alunos ficaram observando e aprendendo com as dicas do professor.
Na segunda parte da aula, se reunimos em grupos de 3 pessoa, na qual fizemos o exercício de iluminação de 3 pontos.
O professor João, recomendou a assistir o filme: Nascidos para matar.
Filme: nascidos para matar.
_____________________________________________________
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Composição da Imagem
COMPOSIÇÃO DA IMAGEM - PARTE 01
Quais os elementos compõe uma imagem
. Textura
. Matiz de cor / paleta de cores
. Saturação
. Enquadramento
. Foco / Desfoque
. Iluminação
. Contraste
. Profundidade de Campo
. Formas
. Assunto
A composição é a união de todos os elementos que dispomos para formar uma imagem, desde o enquadramento, textura, cores, luz e disposição de objetos, etc.
A combinação destes elementos geralmente é comandada pelo diretor e diretor de fotografia , e a imagem pelo operador de câmera.
COMPOSIÇÃO DA IMAGEM
- Imagem : a tela branca de um pintor
Composição da Imagem
Conceito ---------------- Idéias ------------- Decisões
. Que sentido eu busco com essa imagem
. O que eu quero que o espectador veja / entenda
. Qual é o nosso assunto
. O que colocar no quadro
. Onde situo no assunto na imagem
. Preto e Branco ou colorido
. Com qual temperatura de cor trabalhar
. Qual lente usar
. Estúdio ou externa
. Usar luz artificial ou luz natural
. Sombras
. Qual ângulo trabalhar
Quadro = janela - proporção de tela ( aspect ratio )
Como posicionar a câmera
Onde colocar o assunto
Descentralizar
Plano Fixo
O que mostrar
Mais teto
Em movimento
Na hora de fazer uma imagem é necessário estar com o olhar com o olhar atento a alguns itens que fornecem algumas noções gráficas sobre a imagem que estamos captando:
. Linhas retas ( verticais, diagonais, horizontais )
. Curvas
. Formas
. Formações Paralelas
. Profundidade de Campo
. Molduras
Esse elementos fornecem sentidos á imagem direcionando o olhar de quem assiste, podem também enfatizar uma região do quadro, afastar o olhar de determinando assunto, aumentar ou diminuir a ilusão de profundidade da imagem, etc.
Linhas
Profundidade de Campo
Centralizado
Descentralizado
Quadro
Uma opção além de posicionar o assunto no centro da imagem é utilizar a regra dos terços para deslocar o objeto para fora do centro do quadro.
A Regra dos Terços é simples. O quadro da imagem é dividido em 9 partes por quatro linhas que se cruzam, formando um jogo da velha.
A divisão é feita para auxiliar o operador de câmera no enquadramento de suas imagens, dando-lhe maior percepção gráfica sobre o quadro.
A TÉCNICA DOS TERÇOS facilita a ação de enquadrar pois dá alguns noções ao olho do operador de câmera.
A REGRA DOS TERÇOS serve para que o operador de câmera possa visualizar com maior facilidade as áreas de convergências do quadro. O operador pode utilizar desses pontos para basear seu enquadramento, posicionando a câmera de acordo com a sua intenção de manter o assunto dentro ou fora do centro da imagem.
Os pontos de convergência são pontos de referência para olhar e definir o quadro.
Indica-se que o assunto principal seja enquadrado próximo ou sobre convergências.
PROPORÇÃO DA TELA ( ASPECT RÁDIO ) - FORMATO DA TELA
4:3 (1,33 ) - janela "classica" - Sinal de Tv ( sinal sdtv ), no cinema desde os anos de 1050, computadores antigos.
16:9 ( 1,77 ) - sinal de televisão ( sinal hdtv ), cinema , computadores atuais.
7:3 (2,35) - janela anamorfica - cinema - cinemascope - lente cilindrica e não esférica ( normal ) imagem ampliada.
13:7 (1,85) - janela norte americana - cinema norte americano, a partir dos anos de 1960.
_________________________________________________________
Aula 46( 12 de Fevereiro de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Visita Técnica
VISITA TÉCNICA
É o processo pelo qual a equipe visita previamente o ambiente onde será feita a gravação para colher informações sobre o espaço, a sua acústica, iluminação e suas características técnicas, como pontos de energia, recuo para movimentação de câmera, possibilidades para montagem de luz..
PORQUE REALIZAR UMA VISITA TÉCNICA
A visita técnica é importante para a equipe conhecer o local da gravação e para que esta possa desenvolver o projeto com maior precisão, além disso serve para testar as idéias e adiantar possíveis problemas ou empecilhos que possam atrapalhar no dia da gravação.
MAS O QUE OBSERVAR
Uma vez no local de gravação é importante que seja conferido os itens básicos para a realização de gravação, como encenação de atores, posicionamento do assunto ou de luzes e rebatedores / difusores, cenário, movimentação de câmera, etc
DURANTE A VISITA TÉCNICA O QUE OBSERVAR
Além disso em locais públicos ou externas, devemos imaginar o dia da gravação para pensarmos nossa ação, é importante considerar o público e o seu comportamento para planejar melhor a realização do vídeo, evitando problemas como a passagem ou a interrupção pelos que acompanham a filmagem.
GRAVAÇÕES - EXERCÍCIO PRÁTICO
. Serão duas turmas de maquiagem ( Curso Arte Dramática )
Datas 19 de fevereiro ( quinta feira ) e 24 de fevereiro ( terça feira )
1. Planejamento
19hs. Retirada dos equipamentos do estúdio e check list do material.
19h20 - Making Of ( sala 204)
Captação de Material para Making OF da preparação dos atores, depoimento, imagens de cobertura, etc.
2) Equipamentos
- 3 câmeras sony PMW 320K
- 3 tripês de câmera
- Kino
- Dolly
Sugestão
Divisão em três equipes: um para o Making of, entrevista dos atores e montagem de equipamentos no auditório.
Itens importantes para saber de quem vamos filmar:
Ação em palco
Gêneros
Há Roteiros
Há luz especifica
Há duplas
Há atuação baixa
Dia 19: GRUPO : Wilson, Fernando, Roxane, Bettiol
Locação Auditório
Dia 24 - Locação Camarim
Visita aos alunos de teatro , sala de maquiagem
Na segunda parte da aula estivemos com os alunos de maquiagem, conversando e tirando algumas dúvidas, na qual levantamos alguns itens importantes de como será:
1. Monologo ( máximo 3 minutos )
2. Plano Baixo, Plano Médio, Plano Alto
3. Entrada dos lados
4. Movimentos corporais
5. Falas
6. Luz lateral
7. Fundo preto
8. Fumaça incenso
_________________________________________________________
Aula 47( 13 de Fevereiro de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Analise do Roteiro.
Começamos a aula, analisando a melhor data para fazer a visita técnica , na cidade de São Paulo, na qual foi sugerido duas datas, umas para visitarmos a tv cultura e a outra um local de locações de equipamentos.
Na primeira parte da aula, foi analisado o trabalho dos roteiros.
Eu gostei muito da experiência de escrever um roteiro, segue abaixo meu trabalho:
_______________________________________________________
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Prática - Filmar o espetáculo da turma de arte dramática
Começamos a aula fazendo chek list e conferindo o material para ser levado ao anfiteatro.
Uma parte do grupo foi coletar os depoimentos dos atores ( alunos ) outra filmar os bastidores na sala de maquiagem e nos fomos montar os equipamentos no anfiteatro.
Foi uma aula bem prática, onde pudemos colocar em prática, o que aprendemos em sala de aula.
Filmamos o exercício de maquiagem da 7ª turma de Artes Dramáticas .
Aula 49( 20 de Fevereiro de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Análise dos Trabalhos de Roteiro
Começamos a aula assistindo o video produzido pelo aluno Bettiol, que explicou o processo de criação.
LINK DO VIDEO: ATO FALHO
Na aula também fizemos um bate papo para analisar como foi a aula prática da gravação da 7ª turma de artes dramáticas , módulo Maquiagem.
Cada aluno teve a oportunidade contar as dificuldades, as experiências .
O professor João também falou sobre Segurança:
. Guardar os cases.
. Não deixar equipamentos sozinhos
. Não atrapalhar outros profissionais.
. Tomar cuidados com fios e cabos.
. Prestar atenção no checklist.
Na segunda parte da aula, voltamos a falar de roteiros, analisando e aprendendo com o trabalho dos nossos amigos de sala.
Discutimos o roteiro, enquadramento, movimento de câmera, como entender o roteiro, como tirar o roteiro do papel e colocar em práticas, o envolvimento da equipe.
___________________________________________________________
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Gravação: Maquiagem
Uma aula totalmente prática, como diz o ditado popular " com a mão na massa", onde tivemos o privilegio de gravar os aluno do curso de arte dramática do Senac Piracicaba, no módulo maquiagem.
Meu grupo, formado por Wilson, Roxane , Bettiol e fizemos a seguinte prática: A primeira parte gravamos o Making Of dos alunos se maquiando na sala de maquiagem.
Na segunda parte, ficamos responsáveis pelas imagens principal do palco.
Uma experiência muito importante para o nossa grade de conhecimentos.
_________________________________________________________
Aula 51( 26 de Fevereiro de 2015 )
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Análise dos Trabalhos de Roteiro
Começamos a aula com os recados, na qual ficou definido a nossa visita técnica no dia 14 de abril na Tv Cultura em São Paulo.
Também vimos e analisamos o mapa de luz e camera do desfile de modas que iremos gravar no Senac Piracicaba.
Após os recados, fizemos uma analise da aula anterior, compartilhando experiências, dificuldades, da Turma de atores, no módulo maquiagem.
Na segunda parte da aula, fizemos a analise dos roteiros, uma aula bem produtiva, onde aprendemos e tiramos nossas dúvidas.
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Escolha dos Trabalhos de Roteiro
Começamos a aula assistindo duas indicações, feita pelo aluno Fernando do comercial da Ótica Carol
Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Análise dos Trabalhos de Roteiro
Começamos a aula com os recados, na qual ficou definido a nossa visita técnica no dia 14 de abril na Tv Cultura em São Paulo.
Também vimos e analisamos o mapa de luz e camera do desfile de modas que iremos gravar no Senac Piracicaba.
Após os recados, fizemos uma analise da aula anterior, compartilhando experiências, dificuldades, da Turma de atores, no módulo maquiagem.
Na segunda parte da aula, fizemos a analise dos roteiros, uma aula bem produtiva, onde aprendemos e tiramos nossas dúvidas.
mapa - desfile de moda
_____________________________________________________
Aula 52( 27 de Fevereiro de 2015 )Professor João Henrique Tellaroli Terezani
AULA: Escolha dos Trabalhos de Roteiro
Começamos a aula assistindo duas indicações, feita pelo aluno Fernando do comercial da Ótica Carol
Comercial " Eu uso óculos"
Making Of - Comercial
Após assistirmos os comerciais, partimos para escolher os roteiros feito pelos alunos, fizemos um resumo de cada um e colocamos os itens que seria um impedimento para gravar.
Bike - Higor
Criança - Fernando
Praia - Roxane
Piscina - Wilson
Parque / Praia - Fábio
------ Bettiol
Piscina - Rafael
Vitrine / Ótica - Josias
Deserto / Areia - Marcelo
------ André
Escolhemos dois roteiros, do aluno Bettiol que será gravado externa e do aluno André que será gravado interno, com o uso na maior parte do Chroma Key.
Após as analise, fizemos algumas anotações importante, sobre as cenas
Aluno: André
Locução: kize
1ª Cena: Externo
2ª Cena: Computador / porta caneta / papeis / escritório social
3ª Cena: Imagem de um show ( internet )
4ª Cena: Chroma Key
5ª Cena: Chroma Key - figurino / óculos
6ª Cena: Chroma Key / óculos
Aluno: Bettiol
1ª Cena - Carro
2ª Cena - Homem elegante
3ª Cena - Casaco / Carro
4ª Cena - óculos / carro / modelo
O professor também comentou que faremos um modelo de projeto, um vídeo institucional, jornalismo, moda e ficção.
Enfatizou sobre a importância do trabalho em equipe e trabalhar como você já estivesse em uma produtora.
Assistimos também algumas cenas da gravação do Medo, um trabalho da turma de técnico em arte dramática.
Dica: quando for gravar, deixe o famoso tempo de respiro, momento do rec, é bom para o editor, deixar uma folga de 10 segundos.
_________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário