Aulas Janeiro

Aula 33 ( 13 de Janeiro de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

Voltamos às Aulas, o Professor começou a aula explicando sobre o menu da camera, usamos como exemplo a Sony Z5.
Camera Settings / Configurações de Camera
. Iris / Exposição - Escolher a operação de exposição - Controles sobre a luminosidade.
. Ganho - Configuração Eletronica.
. Valores de Ganhos  em decibeis (db )

Configuração padrão H high / alto - 18 db
                                 M - medium / médio - 9 db
                                  L - low/ baixo - 0 db

CUIDADO: O recurso de ganho muitas vezes acrescenta ruído na imagem.
Gain Setup : ganho

White Balance - Balanço de branco
A configuração do white balance é feito no inicio de toda a gravação, é através deste recurso que o operador estipula a tonalidade de cor branca da imagem que irá produzir.

 WB Automatico      Regula a tonalidade das cores do video
 WB Manual


 A EXPOSIÇÃO AUTOMATICA  é um recurso padrão das cameras digitais para regulagem do seu mecanismo, adequando-os automaticamente para uma exposição correta em uma determinada situação.



Mecanismos: Shutter speed
                     Iris ( abertura )

Sub exposta - falta de luz
Super Exposta - excesso de luz.

Na Segunda parte da aula, montamos o tripe e o professor explicou sobre segurança do equipamento.

Simbolos: 
Maozinha - Foco
Quadro quadriculado - Zebra
Letra A - Automatico
Flor - Macro

Focus Macro - Trabalha numa distância menor de 1 metro.
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Aula 34 ( 15 de Janeiro de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

A aula foi totalmente pratica e muito produtiva.
O objetivo foi colocar em pratica o conteúdo que vimos até agora nas aulas.
O Exercicio foi individual.
Cada um recebeu uma folha para Log Camera e outra para Chek list
Tivemos que preenchere entregar ao final dos exercicios


EXERCÍCIO ESTÁ DIVIDIDOS EM CINCO PARTES

1. OPERAÇÃO MECÂNICA
. Gravando uma panoramica
. Gravando um tilt
. Gravar um movimento de zoom ( in e out )

2. Configuração da objetiva
. Separadamente, gravar três imagens com o diafragma/iris a 2. 8, 5.6 e 11, respectivamente.
. Gravar duas iamgens com alternância de foco, criando um efeito de primeiro e segundo plano na imagem.
. Gravar três imagens com a distância focal, respectivamente: grande angular, normal e tele objetiva.

3. BALANÇO DE BRANCO
.  Balancear " corretamente" o branco utilizando uma referência local e gravar uma imagem estática.
.  Balancear o branco utilizando uma referência "errada".
.  Configurar a temperatura de cor da camera para 3200k ( preset A ) e 5600K ( preset B ) e gravar duas imagens m cada uma com duas temperaturas respectivamente.


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Aula 35 ( 16 de Janeiro de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

Esta aula foi uma continuação da aula passada com os seguintes exercicios:

4. GANHO
. Separadamente, gravar, três imagens com o ganho a 10 db ( H), 9db (M) e 0 db (L), respectivamente.

5. RECURSOS AUTOMATICOS DA CAMERA
. Gravar uma imagem e ajustar as configurações que achar ideal para a situação. Em seguida, sem alterar o plano / enquadramento, selecionara exposição automatica da camera e capturar a mesma imagem.

PARA ORGANIZAÇÃO
Para cada imagem será feito um arquivo separadamente. A ficha de LOG serve para que vocês anotem a relação entre os arquivos gravados e o exercício proposto. Não deixem de preenchê -las.

Depois dos exercícios voltamos para a sala de aula, conferimos o check list e assistimos o material gravado, onde o professor foi dando algumas dicas e toques. Uma aula muito produtiva.
Camera XD  CAM EX SONY  utilizada no exercício
Assistindo o material produzido


Video Movimento Camera
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Aula 36 ( 20 de Janeiro de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

Começamos a aula conhecendo uma camera antiga, modelo V8,
Quem trouxe a camera foi o nosso amigo de sala Marcelo.

Modelo V8

ILUMINAÇÃO
Qual é o papel da iluminação em uma cena
. SOMBRA 
PENUMBRA
TONALIDADE
MATIZ
SATURAÇÃO
TEXTURA


FORMA A IMAGEM E COMPÕE A ATMOSFERA
. Medo, humor, neutralidade, empatia, suspense, drama

Lembra de alguma iluminação de video que já tenha chamado a atenção de vocês

COMO VAI ILUMINAR
. Métodos ou situações
. Realidade vs Narrativa
. Mais luz
. Consistência

CONCEITO PROJETO DE ILUMINAÇÃO
. O que iremos iluminar
. Equipe
. Equipamentos
. Orçamento

SOMBRAS
Quando presentes, as sombras promovem a impressão de volume, distância e profundidade na imagem.
Servem também para descolar objeto / fundo, criando perspectiva entre planos na imagem.

EXPRESSIONISMO ALEMÃO
O expressionismo alemão foi um estilo cinematografico cujo auge se deu na  década de 1920, que caracterizou-se pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como realizadores viam o mundo.
Surgiu como uma nova forma de cinema, com temas sombrios, de suspense policial e minstério em um ambiente urbano, personagens bizarros e assustadores, uma distorção de imagens devido a uma excessiva dramaticidade tanta na atuação quanto na maquiagem e cenografia fantástica de recriação do imaginário humano.




LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Clique nos links para conhecer os sites
Dia Filme
kinoflo
Merlin Video
Fazendo Video
Phoco Studio
Bureaudv

Em toda a parcela  gasta com locação de equipamentos de video e de iluminação , bem como equipe e gaffer, costuma ser muito alta.
Portanto é papel do cingrafista / diretor de fotografia avaliar as condições de locação de equipamentos e equipe para aprimorar o trabalho e ao mesmo tempo reduzir os custos

EXERCÍCIO
O Professor João, nos passou o seguinte exercicio para ser entregue no dia 30 de janeiro de 2015.
. Escolher um filme, pegar uma cena e descrever a parte da iluminação, mais ou menos uns 3 minutos de cena.
Escolhi o Filme Prova de Fogo.
Filme : Prova de Fogo

Para finalizar a aula assistimo um trecho do filme: Cidadão Kane, do diretor Orson Welles, de 1949.

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Aula 36 ( 20 de Janeiro de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

ILUMINAÇÃO
Luz dura ( direta ) - Marcas mais visíveis
. Marca o motivo de forma + contundente
. Sombra demarcada
Transição adrupta entre a area iluminada e sua sombra ( contraste )
. iluminação geralmente não filtrada.
Exemplo: a luz natural do meio do dia ( sombra borboleta)  
LUZ DIFUSA ( INDIRETA )
.Luz  de incidência suave sobre o motivo
. Área de sombra gradual
. Transição difusa entra a área iluminada e sua sombra ( maior ocorrência de penumbras )
. Iluminação geralmente filtrada
Exemplo: a luz natural em dias nublados, ou no inicio  ou final do dia.


DIFUSOR - Deixa a luz passar , reflete e é translucida
REBATEDOR - cerca a luz e devolve, reflete.


EXERCÍCIO PRÁTICO
Como a luz está agindo sobre o modelo nas imagens abaixo
Como vocês imaginam que as luzes estão posicionadas no ste
Considerando a camera, as luzes e o modelo desenhem a representação de como estaria montado o set para a gravação desta imagem e comentem o efeito causado em cada uma das imagens.


Resultado do Trabalho

TÉCNICA DE ILUMINAÇÃO DE TRÊS PONTOS
A iluminação de três pontos consiste na utilização de três fontes luminosas, a saber.
LUZ PRINCIPAL, LUZ DE PREENCHIMENTO E CONTRA LUZ

Quanto mais afastado do eixo, maior a incidência de sombra no objeto, quanto mais próxima, mais a plana a iluminação sobre o objeto.

BLACK LIGHT - Separa o objeto do fundo, da contraste ao seu contorno
LUZ DE PREENCHIMENTO - de intensidade geralmente menor, preenche as sombras ocasionadas pela luz principal.

Key light - Direto Principal
Fill light Preenchimento
Black light - Fundo

Video - Iluminação 3 pontos
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Aula 38 ( 23 de Janeiro de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani

Começamos a aula assistindo  tutoriais da Foco Filmes - Iluminação


Parte 1


Parte 2
Parte 3

Também assistimos  um documentário com os conceituados profissionais 
" Cinematografia" - Arquivo Plano B - Tango Zulu Filmes



Assistimos os videos que "faltavam" feitos pelos alunos nas aulas passadas e depois partimos para um exercício pratico de iluminação

EXERCÍCIO PRATICO
. Produzir uma imagem com um foco de iluminação dura
. Produzir uma imagem comum foco de iluminação suave / difusa sem utilizar  o difusor de luz
. Produzir uma imagem com um foco de iluminação sem utilizar o rebatedor de luz
. Produzir uma imagem com foco de iluminação utlizando o rebatedor de luz
. Produzir uma imagem com 3 focos de iluminação, utilizando a técnica de iluminação com 3 pontos.




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Aula 39 ( 27 de Janeiro de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA: ROTEIRO

Começamos a aula assistindo um video de Steve Cuts - "Man"

Após a exibição, fizemos um bate papo sobre o video, fiz algumas anotações no decorrer do video como:
IMAGEM / SOM / MENSAGEM 
DOMÍNIO/ CONSUMO / DESTRUIÇÃO
ATIVIDADES / CONSEQUENCIA
SOM AMBIENTE / ANIMAIS / PASSOS / EFEITOS

Curta Metragem "Man"
. Qual seria o tema
. Qual é a história
. Quais os personagens, quantos
Como é a narrativa do curta metragem 
. Que recurso estão presentes no video 


O professor João, indicou a todos os alunos a assistir o filme:

ROTEIRO - DETALHAMENTO / IMAGEM / SOM 

O QUE É UM ROTEIRO
É o texto literal descritivo sobre as informações que compõe um video / filme.

É importante lembrar que o roteiro é a base de imagens e sons que serão os meios pelos quais iremos  transmitir  uma idéia, história, sentimentos, etc.
Portanto não devemos perder de vista que qualquer pensamento, desejo, abstração, devem ser transformados em ações representáveis na tela através de imagens ou nos sons.

ESTRUTURA / ESQUELETO 
Audio / Video 
Ação das personagens, sialogos, descrições, cenários, descrições de personagens, movimentos de cameras ( pan, tilt, travelling), enquadramentos ( plano geral, plano médio, close )

SOBRE O QUE QUEREMOS FILMAR
QUAL O PRODUTO FINAL QUE BUSCAMOS
ONDE SERÁ VEÍCULADO
QUEM SERÁ O NOSSO PÚBLICO
QUEM E QUANTOS SERÃO NOSSOS PERSONAGENS

CONCEPÇÃO DA IDEIA / PROJETO

Ideia .. Roteiro....Gravação....Finalização

Roteiro
O Roteiro será o ponto de partida para qualquer gravação audiovisual porque é a partir dele que o conteúdo do nosso produto começa a tomar forma. Através do roteiro as informações sobre os personagens, as locações,. as falas/dialogos e outras indicações .
Técnicas serão transmitidas para as equipes  técnicas e atores, assim todos os envolvidos  tomam conhecimento sobre o produto.

"É uma peça literária na qual o autor só tem um recurso: A descrição
E ela  precisa ser compreendida por toda a equipe  de produção, pra todo mundo entender, não pode haver metáforas. Portanto o bom roteirista não é necessariamente um bom escritor, mas aquele que sabe traduzir com racionalidade e clareza, o seu pensamento visual."
                                                       Fernando Bonassi



Também assistimos um video
Instituto cinema em transe
Video Aula Roteiro
Link: ACFA


ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO

Story Line ou Sinopse
Com um mínimo de palavras, o story line deve indicar o conflito matriz de uma história / produto.
Uma story line deve englobar o essencial da história, isto é:
. Apresentação do conflito
. O desenvolvimento do conflito
. A solução do conflito.
( Resumindo )  O  STORY LINE É MENOR DO QUE UM PARÁGRAFO

Exemplo
Um menino que não conhece seus avós, tem a oportunidade de visitá-los em uma viagem até o Nordeste do Brasil, porém suas expectativas são contrariadas a gosto do destino, impedindo-o de realizar um grande sonho.

Exemplo:
O filme mostra o excesso de tristeza e depressão do personagem central da história: Fernando
Ele é um garoto que carrega uma frustração absurda por nunca ter satisfeito o desejo de conhecer os avós que ficarão no sertão do Ceara quando os pais  se mudaram para São Paulo.
De pouca condição financeira Fernando nunca pode viajar para conhece-los fato de angustia do personagem
O enredo  apresenta uma oportunidade de Fernando ir para o Nordeste o que facilitava o encontro com os avós, mas suas expectativas não serão correspondidas.

Argumento
O Argumento é o desenvolvimento do story line em uma fórmula mais precisa da história  / produto que iremos gravar.
Mas informações são necessárias, mas também dever ser curta e conciso indicando os meios que a história / produto se desenvolverá, climax, desenvolvimento , desfecho.

Escaleta
A Escaleta é organização  das cenas que serão gravadas para facilitar o trabalho de quem dependem do roteiro para montar a ordem  do dia, ou fazer buscas rápidas por temas, situações, etc.
Exemplo:
Cena01 - Alunos na sala de aula. Professor pergunta sobre férias. Fernando relembra.

Roteiro
O roteiro é onde todas as idéias serão aprofundadas, desenvolvidas e descritas.
Devemos lembrar que no roteiro é imprescidível que as ações sejam bem indicadas bem como outros recursos visuais necessários ou presentes em cenas, porque todas as equipes atores, etc, estejam cientes de que ocorre em cada ato filmado.
A descrição deve ser detalhada e conter desde fatores psicológicos das personagens, atmosfera e decoração do ambiente, ação dos atores em quadros, diálogos, etc.
Exemplo:
Cena 01 - Interna - Dia - Sala de Aula
A sala de aula está cheia de crianças. Elas chegam na sala e dirigi-se para seus lugares. Alto barulho de passos, cadeiras e carteiras arrastadas, crianças falando alto, brincadeiras, desentendimentos, gritos, etc.
A professora entra na sala para em pé na porta e observa a algazarra dos alunos por alguns instantes, até que pronuncia em voz alta.
Professor: Pessoal Pessoal... o intervalo já foi ( aumentando o tom de voz ) Pessoal !!!
Por favor, setem-se ! ( alunos sentam-se )
Hoje vamos contar para os colegas como foram nossas férias... ( alunos murmuram ) Professora caminha até o fundo da sala ). Todos vocês devem ter uma história legal para contar... Vamos começar por você Fernando, como foram as suas férias.

Lemos e assistimos a primeira cena do Filme a cidade de Deus
Leia o roteiro na integra através deste site
Link Roteiro Cidade de Deus
Cena 01 - Filme Cidade de Deus .


Roteiro Técnico
Existem o chamado " roteiros técnicos" em que as indicações sobre a técnica em cada cena filmada é descrita em maiores detalhes.
Exemplo de Roteiro Técnico:
INT ( Interna ) - DIA - SALA DE AULA
Plano Geral fixo/ Plongeé da sala. A sala de aula está cheia de crianças. Elas chegam na sala de aula e dirigem para seus lugares. Plano Médio das crianças circulando pela sala. Alto barulho de passos, cadeiras arrastadas, crianças falando alto, brincadeiras, desentendimentos, etc. Plano detalhe destas ações das crianças em sala.
Plano detalhe do Fernando, sentando , assustado , dirige os olhos para os seus colegas de sala, que observam esperando a história de suas férias.
Fernando fica visivelmente triste com o chamado da professora, pois não teve férias divertidas como esperava, sua viagem para conhecer os avós teria sido cancelada.
Movimento Panorâmico de câmera / Plano detalhe partindo do rosto de Fernando para os restos dos colegas de sala que o observam.

Processo criativo
Etapas de criações de roteiro com Braulio Mantovani
Videos :
Processo Criativo Parte I
Processo Criativo Parte 2


Um site muito para aprofundar os estudos é :
Link: Story Touch

Assistimos também este video no final da aula:
O Papel da vida - Alessandra Negrini
Link do video no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2IJ-agtGYug

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Aula 40 ( 29 de Janeiro de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA: PRÁTICA - ILUMINAÇÃO

O professor João, fez uma revisão da aula passada ( iluminaççao )
Pediu para pesquisar Plano contra Plano ( 2 pessoas )
Cada um tem uma iluminação montada

Assistimos este video:


Iluminação de 3 pontos - Full Sail
Link da Produtora: www.fullsail.edu


Também assistimos um video sobre FUNDO PRETO
Observação: A luz deve indicar somente no modelo /objeto
Por isso é preciso tomar cuidado com a luz que chega ao fundo.
Se necessário, utilize um ateparo ( bandoor ) para bloquear a luz incidente no fundo preto.

Assistimos o tutorial Iluminação para fundo preto ( foco filmes )
Fundo preto - iluminação

Também assistimo o Tutorial da Foco Filmes Led
Led - iluminação

EXERCÍCIO PRATICO

INDIVIDUALMENTE
1) Produzir uma imagem com um foco de iluminação dura / pontual
2) Produzir uma imagem com um foco de iluminação suave/difusa
3) Produzir uma imagem com um foco de iluminação suave/difusa utilizando o difusor de luz.
4) Produzir uma imagem com um foco de iluminação sem utilizar o rebatedor.
5) Produzir uma imagem com um foco de iluminação utilizando o rebatedor de luz.

EM GRUPO
6) Produzir uma imagem com três focos de iluminação utilizando a técnica de iluminação com três pontos.







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Aula 41 ( 30 de Janeiro de 2015 )
Professor João Henrique  Tellaroli Terezani
AULA: Assistindo a apresentação dos alunos - Filmes

O professor começou a aula, dizendo que no dia 19 de fevereiro de 2015 ( Quinta Feira ) e 24 de fevereiro ( terça- feria ), vamos gravar os alunos do curso de Arte Dramática do Senac ( modulo Maquiagem )
A aula foi super produtiva, onde os alunos se apresentaram mostrando a iluminação nos filmes escolhidos.
Eu escolhi o filme : Prova de Fogo
Trecho do Filme: Prova de Fogo


Analise Iluminação do Filme:
. Cena externa num bosque, mas acredito que a cena foi feita dentro de um estúdio, através do chroma key, onde eles utilizaram  uma iluminação mais amarelada, muitas parte a luz de fundo ( back light ) é bem presente em muitas cenas, dando uma impressão da luz que ilumina as costas, representando os raios de sol.
Tambérm vemos algumas partes sendo utilizada a iluminação de 3 pontos.
Há também uma imagem mais dura em algumas partes do vídeo, como também uma iluminação mais difusa em alguns momentos.
Em algumas cenas os atores estão mais escuro que o fundo, para dar a projeção que eles estão debaixo da  árvore.

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